68%: indiferença dos atendentes |
14%: reclamações não atendidas |
9%: vantagens oferecidas pela concorrência |
3%: mudança de endereço ou perda de referências |
1%: morte |
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Dada esta condição como certeira, cabe realmente à empresa prospectar clientes constantemente, considerando a convivência com a certeza de que perderá clientes.Sendo assim, há duas opções:
1) Esperar a perda ocorrer;
2) Começar a prospectar desde já para que quando a perda ocorrer, o efeito sentido ser o mínimo possível.
Antes de explicar sobre como prospectar clientes, há a necessidade de reconhecer que:
1) A prospecção é uma das fases mais importantes de um processo de vendas;
2) Prospectar clientes demanda muito trabalho e a maioria das pessoas não gosta de fazê-la, mas, sim, receber os clientes já prospectados para efetivar seu trabalho num processo de vendas.
Complementarmente à discussão, como fez-se menção de um processo de vendas, é necessário ao menos indicar suas fases para que você tenha uma melhor compreensão da relevância da prospecção no contexto dado:
1) Preparação e Planejamento;
2) Prospecção;
3) Abordagem;
4) Levantamento das Necessidades;
5) Proposta de Valor;
6) Negociação;
7) Fechamento;
8) Pós-Vendas.
Há diversas abordagens para a descrição de um processo de vendas e essa apresentação é de autoria de Raul Candeloro, da Solução Venda Mais (https://vendamais.com.br/) Feitos estes apontamentos, as questões de atenção envolvem uma definição sobre prospecção, seu objetivo e técnicas sobre como fazê-la?
De acordo com Salesforce, a prospecção é o ato de encontrar possíveis clientes e tem como objetivo providenciar a expansão de uma base de clientes em potencial, transformando potenciais contatos de vendas em oportunidades reais de negócios por meio de taxas de conversão.
O início sobre como fazer a prospecção passa pela qualificação de um prospect, ou seja, de um potencial de vendas. Há um conjunto de questões que colaboram no processo e são apresentadas também pela Salesforce:
1) Esta é a pessoa certa?
2) Esta é a empresa certa?
3) Este é o projeto certo?
A Zendesk apresenta 11 dicas para prospectar clientes:
1) Montar um planejamento;
2) Estudar a concorrência;
3) Definir um perfil de cliente ideal;
4) Conhecer bem produtos e serviços da própria empresa;
5) Criar um relacionamento verdadeiro com os contatos;
6) Estabelecer metas;
7) Não desistir, mas saber a hora de parar;
8) Pedir indicações para os clientes atuais;
9) Fazer pós-venda;
10)Ter passos futuros definidos;
11) Acompanhar os resultados.
Outras duas formas de trabalhar a prospecção estão na participação de eventos e feiras e, principalmente, na construção de um networking ativo e qualificado, que se movimenta pela rede de contatos que se tem, de modo que você seja visto como um profissional interessante, não interesseiro. Aproveite que no final de ano há reuniões de fechamento dos trabalhos, avaliação de resultados e construção de planos para 2023 e coloque na pauta da discussão o assunto “prospecção”, discutindo com sua equipe o que funcionou, o que não funcionou e o que será feito de diferente no próximo ano. Afinal, a única certeza que você tem para 2023 é qual mesma? Reconhecendo isto já terá dado um avanço estratégico em suas ações.
Se você ficou interessado em saber mais sobre os conteúdos mencionados nas fontes de
referência das discussões, acesse os links abaixo:
Salesforce: https://www.salesforce.com/br/resources/articles/what-is-salesprospecting/?gclid=EAIaIQobChMIgKvJk9bZwIVOhXUAR3rYAUFEAAYBCAAEgL_1_D_BwE&d=7010M000002NCpbQAG&nc=7013y000002Nk9eAAC
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gclsrc=aw.ds&&pcrid=611837270872&pdv=c&ef_id=YH7PVgAASu_FMAAC:20221202004345:s
Solução Venda Mais: https://vendamais.com.br/
Zendesk: https://www.zendesk.com.br/blog/prospectar-novos-clientes/
Texto fornecido por Balaminut Gestão Empresarial