Sob a ótica da segurança, a auditoria interna tem como uma de suas funções avaliar os sistemas, processos e procedimentos de uma empresa para identificar os pontos críticos vulneráveis, visando minimizar a probabilidade de fraude, erros ou práticas internas ineficazes. Serve também como ferramenta de gestão, capaz de orientar as ações estratégicas do empreendedor na conquista de novos mercados, bem como facilitar o acesso ao capital, devido à transparência.
Portanto, as funções de uma auditoria interna são verificar a existência, a suficiência e a aplicação dos controles internos, para que eles possam ser corrigidos e aperfeiçoados, bem como evitar desvios de conduta de qualquer natureza. Para isso, deve se atentar às normas internas da empresa e ter a certeza de que elas estão sendo corretamente seguidas pelos colaboradores, se há a necessidade de melhorá-las e avaliar a necessidade de novas normas.
Se a auditoria interna for desenvolvida em sua abrangência, torna-se um instrumento precioso para que o Conselho de Administração saiba se a empresa está sendo bem conduzida e orientar ações preventivas.
No campo estratégico, a auditoria interna auxilia na abertura de novos mercados e lançamento de novos produtos. Porque suas ferramentas são capazes de analisar riscos embutidos em projetos de expansão. Ou seja, é capaz de avaliar se a empresa possui a estrutura necessária para avançar, garantindo o sucesso da iniciativa.
Apesar de ser prática corrente em grandes empresas, o uso da auditoria interna vem sendo massificado nas companhias de pequeno e médio porte. O aumento da demanda por esse serviço já é visível e tende a crescer. Essa nova realidade se deve principalmente à mudança cultural dos empresários, que estão assimilando a importância vital da transparência e da profissionalização em seus negócios.
Outros fatores que facilitaram a adoção da auditoria interna em pequenas e médias empresas foram a redução dos valores cobrados por esses profissionais, bem como a organização e estruturação dos serviços, o que aumentou a confiança dos clientes com relação às soluções propostas, tornando-as palpáveis mesmo para quem trabalha com baixo volume de recursos.
O avanço do serviço está diretamente relacionado à inovação tecnológica e à democratização de conceitos que dão base para que a empresa seja analisada do ponto de vista institucional e estratégico. Sendo assim, ela precisa estar em sintonia com a dinâmica social e com o sistema financeiro para facilitar o financiamento de seus projetos e garantir sua eficácia.
As grandes empresas possuem estrutura própria e poder de ação, o que facilita o acesso ao mercado financeiro, mas as pequenas e médias, ao contrário, encontram na indisponibilidade de recursos uma das principais dificuldades para o seu desenvolvimento. Nesse sentido, a auditoria interna contribui para minimizar as incertezas imanentes ao sistema de mercado, tornando as empresas mais duradouras e competitivas.